Cuidado com as mochilas pesadas

Estima-se que 74% de crianças e adolescentes sintam algum tipo de dor na coluna cervical, ombros e lombar e os principais sintomas de que alguma doença está se desenvolvendo é quando o jovem passa a inclinar o corpo para frente ao transportar a carga pesada.

Depois do susto com o preço do material escolar vem a dúvida: onde será que essa criança vai colocar tudo isso? A resposta é, quase sempre, a mesma: na mochila. E aí que, se houver excesso de peso, isso pode prejudicar a coluna do filhote e se tornar uma conta muito mais cara do que o preço dos livros e cadernos. Segundo Marco Paulo Otani, ortopedista do Centro de Qualidade de Vida, o sobrepeso da mochila muda o centro de gravidade do corpo, deformando a curvatura fisiológica da coluna, afetando a postura e causando doenças a curto ou a longo prazo.

Estatísticas mostram que a média de peso transportado nas mochilas é de 15% em relação ao peso do jovem, valor que ultrapassa a recomendação dos especialistas. Estima-se que 74% de crianças e adolescentes sintam algum tipo de dor na coluna cervical, ombros e lombar e os principais sintomas de que alguma doença está se desenvolvendo é quando o jovem passa a inclinar o corpo para frente ao transportar a carga pesada. “Geralmente, eles começam a apresentar dores na coluna cervical associadas a enxaquecas, e podem sentir dificuldade até para realizar tarefas do cotidiano, como pentear os cabelos. Deve-se procurar um especialista urgente, assim que os pais percebam esses sintomas nos filhos, para que o melhor tratamento seja indicado”, enfatiza Otani, que dá dicas para o uso da mochila de forma correta:

  • Procure usar sempre as duas alças de ombro para manter o peso da mochila melhor distribuído nas costas e ajuste as correias de ombro para manter a carga perto da parte posterior da coluna;
  • Ao levantar a mochila, dobre os joelhos;
  • Leve na mochila apenas os itens que são necessários para o dia. Deixe os demais livros em casa ou na escola;
  • Remova ou organize os itens mais pesados, embalando as coisas mais pesadas e carregando-as na parte mais baixa da mochila, no centro.
  • Se possível, opte por utilizar uma mala com rodinhas, ao invés da mochila nas costas. 

Para ajudar a escolher a mochila, equilibrar o peso e verificar se ela está bem ajustada ao corpo da criança, o site Um Só Lugar desenvolveu um infográfico in-crí-vel com base no documento de recomendação de uso das mochilas do SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia). Esse é para imprimir ler com atenção e mostrar para os filhos, porque tem MUITA informação legal.

 

Fonte: www.dicademae.com.br


      Postado em : 16/04/2017 19:37:00