Interpretação de texto ganha mais importância no vestibular

"É ilusão achar que sem conhecer o assunto será possível fazer um texto decente, construir sua própria opinião e uma argumentação coerente", afirma Pasquale Cipro Neto, que é professor de português e colunista da Folha.

Esse conhecimento vem do que ele chama de uma "leitura mais civilizada", em contraposição às redes sociais. Entram aí artigos, reportagens, sites de instituições de ensino, enfim, textos considerados profundos e analíticos.

O contato com linguagens mais complexas cria repertório linguístico e conceitual para a produção de um bom texto. Isso não deve limitar-se à linguagem escrita. Ouvir música ou assistir a filmes bons ajuda, diz Pasquale.

"O estudante deve mostrar capacidade de ler e compreender textos dos mais variados gêneros e tem de saber decodificar imagens. É por isso que as provas de português apresentam questões em que se articulam os vários tipos de linguagem (verbal e não verbal)", diz Thais Nicoleti de Camargo, consultora de língua portuguesa.

QUEM, O QUE, COMO

Há um truque para ajudar o estudante a interpretar o que lê, explica Nicoleti: "Ele pode praticar constantemente o exercício de leitura do mundo tentando responder a algumas questões que se podem propor acerca de qualquer texto. Essas questões resumem-se em saber quem produz a mensagem, a que público ela se dirige, o que se diz, como e com que objetivo".

Isso, diz ela, será importante também no momento de produzir uma redação, normalmente proposta com base na leitura de textos. "Na hora de escrever, o candidato deverá expressar-se com autonomia, mas baseado naquilo que tiver sido pedido no enunciado."

 


      Postado em : 05/12/2016 19:04:00